08/12/2014

Resenha: Carta de Amor aos mortos - Ava Dellaria

Sinopse - Carta de Amor os Mortos - Ava Dellaria 

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.




E tudo começou quando sua professora de inglês passou uma tarefa para escrever uma carta para alguém que já morreu... para Laurel essa tarefa foi além, ela começou a contar sua vida e vários segredos para celebridades que já morreram, e para quem ela mais escreve e para Kurt Cobain (Vocalista do Nirvana) que May o amava.

Laurel tinha que conviver com a perda de sua irmã, ela a amava acima de tudo, era sua companheira, sua heroína, achava que sua irmã era perfeita. Mas agora depois que ela perdeu a sua irma, Laurel sente que esta perdida. Isso aconteceu quando a garota estava quase entrando no ensino médio, e para não ficar com aquele clima pesado em sua escola atual ela decide mudar de escola para tentar começar uma vida nova sem que ninguém á conhecesse ou sabia de sua irmã, fora isso ela tinha que lidar com a o afastamento de sua mãe, que depois da perda de May ela foi para a Califórnia porque estava com o coração despedaçado e precisava de um tempo, e Laurel achava que ela foi embora porque ela acha que sua mãe pensa que foi culpa dela que May morreu. 


Talvez ao contar histórias, por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora.

Então Laurel conhece Natalie e Hannah, duas garotas bonitas que sabem o que é ser diferente, e a aceitam apesar de seus segredos e seu jeito retraído. Ela também se apaixona por um rapaz enigmático chamado Sky. 

Quando olho para Sky lembro que o ar não é apenas algo que existe, mas que se respira.

Pontos positivos: Por ser uma historia que não sai muito do lugar, praticamente quase sempre são os mesmo lugares a historia não é parada, sempre em outra carta para alguma celebridade Laurel vai contar alguma coisa que aconteceu para alguma celebridade não tem como parar de ler; Músicas, ela cita muitas músicas, ainda vou pesquisar todas para ouvir e a capa chama muito a atenção, ela e muito bonita mesmo.

Pontos negativos: Na minha opinião não tem muitos pontos negativos, acho que tem só duas coisas.
Laurel chora muito em certas partes do livro, tipo, ela ia fazer alguma coisa e começava a chorar ai não fazia mais oque tinha que fazer e desistia e ia embora e a outra coisa e que ela gostava tanto de May que ela nunca queria saber como ela era, ela queria ser igual a May, parecida com May do mesmo jeito que a irmã.

Gente eu amei o livro, a Ava Dellaria consegue escrever muito muito bem os momentos ruins que a protagonista passa, todos os sentimentos, a dor da perda da sua irmã, a infelicidade de seu pai, a espera de sua Tia May esperando o Homem de Jesus e assim vai... Eu não tenho boas experiencias com livros que se passam por cartas, li As vantagens de ser invisível e não gostei, larguei ele algumas vezes mas precisava ler porque não conseguia deixar ele lá largado, mas já Carta de Amor aos mortos eu não conseguia parar, lia até as 3 horas da manhã sem parar 1 minuto nem para respirar. A Laurel me irritou poucas vezes, fora isso foi o melhor livro que li em 2014. Aqui tem uma mensagem da Tia Ava (HEUHEU) para os leitores brasileiros. 


Beijos pessoal, espero que tenham gostado ;) 

23 comentários:

  1. Eu tambem adorei esse livro, Biel. Nao foi o melhor de 2014, mas foi muito bom de ler! Tambem achei a Laurel meio chorona e as vezes me irritei com ela, mas acontece em todo livro e isso passa...
    se voce quiser uma indicação de livro bom e rapido, leia Aristóteles e DanteDescobrem o Segredo do Universo. Esse sim foi um dos melhores do ano AUHAUA
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Sobre ter sido o melhor de 2014... bom pra mim pode ter sido e pra você não porque sou divergente e não posso ser controlado rsrs brincadeira, ai entra o fato de cada um ter a sua opinião né?! Não estou te obrigando nem nada falar que esse e o melhor livro de 2014, essa e a minha opinião rsrs. Algumas horas eu me irritei muito com as crises de choro da Laurel, mas depois a raiva passava kk.

      Abraços!

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas é a primeira vez que vejo de fato a sinopse, parece-me interessante. Sobre sua resenha, achei muito bom você citar tanto os pontos positivos quanto negativos, muitos blogueiros literários simplesmente se esquecem disso. No entanto achei a escrita um tanto confusa, necessitando de uma pontuação maior e cuidado com a linguagem, por exemplo o uso do "tipo". Bem fofo esse vídeo da autora!

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu,
      Esse livro e bem interessante e viciante rsrs. Sobre os pontos negativos e positivos, foi a primeira vez que eu fui, vou tentar fazer em todas resenhas daqui pra frente. Sobre a resenha... eu tento fazer uma resenha mais descontraída, eu tento usar um pouco do vocabulário informal e o formal também, mesmo assim vou usar suas dicas.

      Abraços!

      Excluir
  3. Oii Biel, tudo bem?
    Cada resenha que leio sobre a história mais minha vontade de ler aumenta! Não gosto de pessoa irritante na história mas vou tentar deixar isso de lado, gostei bastante de sua resenha, to apaixonada pela capa maravilhosa!!
    Fique com Deus!!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Pode ler tranquila, ela não é irritante no livro todo, só em algumas cenas que ela e assim, a capa é realmente muito bonita!

      Abraços!

      Excluir
  4. Esse livro foi uma surpresa, teve seus pontos bons e ruins. Não foi a minha leitura do ano, mas foi boa!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Realmente eu não esperava tanto desse livro, porque antes só via pessoas criticando o livro, mas me surpreendi.

      Abraços!

      Excluir
  5. Amei esse livro *-* Encantador, mas meio perturbador. Uma história realmente forte, que vai me acompanhar por muito tempo!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina (nome da minha cachorra rsrs)

      O livro e muito encantador, como disse no comentário acima eu me surpreendi com ele rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  6. E aí, Gabriel
    Já li várias resenhas sobre este livro, mas depois de ler a sua, ele vai entrar na minha lista de desejados. Adorei o seu blog, sucesso!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleydson,
      Que honra que com a minha resenha o livro vai entrar na sua lista rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  7. Oii Biel, tudo bem com você?
    Confesso que a cada resenha lida desse livro me deixa ainda mais com vontade de ler ele, simplesmente u.u. Acho que deve ser uma história encantadora e emocionante na maioria das vezes não é? Pretendo ler ele com certeza, moço, obrigada pela linda resenha.

    Estou seguindo seu blog, achei ele diwo, estou DESMAIADA, aeuhaeh, te espero no meu ♥.
    Beijos da Jéss ♥.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss,
      O livro e muito encantador, ele me encantou pela capa e depois pela historia rsrs, quando tiver tempo vou ver se consigo ler ele de novo, quero me emocionar junto com a Laurel.
      Woont também gostei muito do seu blog <3

      Abraços!

      Excluir
  8. Já tinha visto esse livro em alguns blogs
    Além da capa ser linda ele também me pareceu ser bastante interessante
    É muito bom quando a autora consegue nos passar as emoções do personagem
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou afim de ler esse livro, pois vejo muitos blogs falando dele e tenho uma curiosidade bem grande. http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/leituras-e-criticas-sobre-os-personagens.html

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler este livro, muito mesmo. E amei a resenha. Parabéns!! *-*

    http://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um pé atras em relação à esse livro, vejo muitas opiniões diferentes em relação à ele. Mas vou acabar comprando por causa dessa capa linda mesmo kkkkkk
    Gosteei da resenha, um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bom?
    adorei a resenha, o livro me parece bem interessante, visto sua temática diferente. acho que nunca li um livro de cartas, quanto menos endereçadas aos mortos haha mas me interessei bastante!
    abraço!
    http://resenhandoaarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Com certeza esse é um livro bem interessante, logo pelo titulo já chama bastante atenção e alias a resenha ficou muito boa.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse livro <33 tão lindo!

    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi gabrieeeeeeel! Tudo bom?
    Que bom que tu amou esta leitura! É tão bom quando isto acontece, né? Eu, infelizmente, não gostei nada nada. Mas concordo que a capa é linda e chama muita atenção (foi por ela que comprei o livro, rs)! Adorei tua resenha! Bj!
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou com esse livro aqui parado, mas nunca li, ou seja, você me deu animo pra fazer a leitura dele. haha bjs http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir