29/01/2015

Dicas: como escrever um livro (pt 1)




Oi gente! Tudo bem? Espero que sim. Então, fiquei ausente por um bom tempo, mas quero pedir desculpas (estava viajando e não podia postar). Agora, para compensar, trouxe uma matéria que talvez vai ajudar muitos de vocês. 
Quem aí descobriu há pouco que gosta de escrever, já tem ideia de um livro, mas não sabe como começar? É, eu já passei por isso. Ou então: quem aí tem um (ou vários) livros prontos, quer lançar, mas não sabe como? Então, continue a ler essa matéria. :D

(O post vai ser dividido em duas partes: a parte inicial, que é escrever e depois como lançar e divulgar).

Como escrever um livro: 

#1: Se inspire.
Quanto mais você ler, quanto mais conhecer novas histórias, mais inspiração terá para escrever. Portanto, leia bastante e se inspire nas histórias que você mais gosta. 

#2: Organize suas ideias. 
Não adianta nada ter milhares de ideias na cabeça se você não organizá-las. Antes de escrever, faça um resumo, organizando parte por parte, para depois começar a escrever. Garanto que isso ajuda muito. 

#3: Seja original. 
Hoje em dia, podemos ver livros de vários tipos e ideias diferentes. Portanto, quanto mais original você for, mais irá atrair leitores. Originalidade é fundamental para quem quer ser um escritor. 

#4: Cuide sua narração. 
A narração é muito importante. Para começar, decida a pessoa que você quer escrever (por exemplo, se quer na primeira pessoa, narre com "eu", como se fosse um diário). Na minha opinião, prefiro a terceira pessoa, acho melhor, mas isso varia bastante. Mas, se você está em dúvida, recomendo que  se tem muitos personagens escreva na terceira, pois fica mais fácil de narrar cada um. 

#5: Faça uma sinopse atraente. 
A sinopse é o que faz o leitor decidir se lê ou não lê o livro, não é mesmo? Então, capriche. Procure fazer uma sinopse atraente, deixando algumas perguntas não respondidas no final, criando um clima de suspense, isso com certeza chama a atenção. 

#6: Determine a quantidade.
Quando você ter uma ideia de quantas páginas vai ter seu livro, menos chances tem de dar errado e você parar na metade. Porque, ás vezes, quando não determinamos a quantidade acabamos aumentando (ou diminuindo) muito a história, o que a torna cansativa e não satisfaz o leitor. A mesma coisa é com os capítulos e com a quantidade de livros. Por exemplo, se quer uma trilogia, tenha uma noção básica do que pode acontecer no segundo livro, para saber como terminar o primeiro. Porém, isso é com o tempo, conforme você for escrevendo. 

Então, por hoje é isso. Lembrando que o principal é manter a calma e ser persistente, okay? :)

Se tiverem algumas dúvidas, podem comentar que responderei. Daqui uns dias posto a segunda parte da matéria, espero que tenham gostado!

Beijos,

Lau. 

Um comentário:

  1. Oi! Tudo bem?
    Bom! Confesso que a pouco tempo me veio essa vontade de começar a escrever, mais não tenho vontade de divulgar, apenas sinto a vontade de escrever. Não sei como explicar, mais a hora que estamos digitando, ficamos nos perguntando "Como isso tudo está saindo da minha cabeça?".

    Ótimo post! Parabéns.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir