14/07/2016

Gêneros Literários: Sick-Lit


Olá pessoas, hoje eu venho falar do gênero literário Sick-lit e traduzindo fica "literatura doente" ou "literatura enferma". Esse gênero diz respeito às obras que têm uma doença como tema central do enredo.

No início de 2013 notou-se uma prevalência de narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Os primeiros lugares dos mais vendidos em veículos como “The New York Times” foram cedidos para livros como ‘A culpa é das estrelas’, de John Green, e As vantagens de ser invisível, de autoria de Stephen Chbosky.


Nesses livros, geralmente um protagonista sofre de algum tipo de enfermidade ou convive com alguém nessa situação. A maioria das narrativas não poupa o leitor de detalhes sobre a realidade de quem enfrenta uma doença terminal ou que não tem cura, relatando o sofrimento e as dores de quem passa por ela, bem como da família e dos amigos. É o tipo de livro que faz os leitores “mais sensíveis” derramarem lágrimas durante a leitura.

Muitos devem se perguntar o que leva alguém a gostar deste tipo de literatura, por considerar algo até mesmo de mau gosto. Mas a verdade é que histórias assim podem levar os leitores a reflexões importantes, já que quem nunca passou por uma experiência do tipo talvez ignore completamente como vive alguém doente.

Outro ponto sobre as narrativas Sick-lit é que muitos autores, mesmo abordando temas sérios e o sofrimento humano, conseguem utilizar toques de humor e romance em suas histórias, provavelmente para que a narrativa não fique extremamente pesada e triste.

Algumas dicas de livros Sick-lit


Extraordinário - R. J. Palacio 

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



As vantagens de ser invisível - Stephen Chobosky 

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.


A culpa é das estrelas - John Green 

Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam.

Esses que eu citei com certeza devem ser os mais conhecidos, mas se vocês conhecem algum livro do gênero e quiser comentar aqui em baixo fiquem a vontade :D

Bom pessoas, esse foi o post de hoje e eu espero que vocês tenham gostado <3

Um comentário:

  1. Oi Gabriel, tudo bem? Eu não costumo gostar muito de livros desse gênero, mas leio alguns de vez em quando. Dos que você citou, só li Extraordinário e não curti muito :(
    Um que li e gostei mais foi A Mais Pura verdade. Não achei perfeito, mas achei bacana.
    E um que eu amo com essa temática, é Um Novo Amanhecer. É um livro lindo <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir